O que é AT?

Perguntas frequentes:


1) O que é AT?

O Acompanhamento Terapêutico é um tratamento de saúde mental onde o terapeuta visita seu cliente para ajuda-lo a desenvolver o laço social, ampliar seu percurso pelo território e apoiar a realização de atividades de seu interesse.


2) Qual a diferença entre acompanhamento terapêutico e terapia com psicólogo?

Além das diferenças de formação e abordagem a diferença mais emblemática reside no fato de que geralmente é o cliente que vai até o consultório do psícologo, enquando no AT o cliente recebe o terapeuta na sua casa. Existe portanto uma imersão no entorno do cliente como ponto de partida, situação que confere muita potência ao tratamento, e que também requer uma certa dose de coragem do cliente. Tanto o psicócolo nde se procura estabelecer um vínculo por meio da empatia e envolvimento criterioso.


3) O AT não precisa ter formação de psicólogo?

Não. Existem cursos específicos de formação de AT. Embora os estudos de AT tenham forte carga de matérias da psicologia outros ramos do conhecimento também podem oferecer referências úteis: alguns ATs são formados em terapia ocupacional, fonoaudiologia, artes, educação física, dentre outras ciências. Cada profissional vai contribuir no tratamento com sua bagagem pessoal, para além dos estudos próprios do AT. Recomenda-se que o AT frequente sessões de análise e que os casos tenham uma supervisão independente. Embora a profissão seja regulamentada em alguns países, Argentina por exemplo, no Brasil a rede de AT opta pela não regulamentação evitando os condicionamentos limitantes de uma regulamentação. Em situação análoga o exercício da psicanálise também não requer o título de psicólogo.


4) Em que casos o AT é indicado?

O AT se aplica em muitos casos, desde inquietações pessoais, como neuroses, até casos graves de pacientes institucionalizados. O AT também tem sido usado em demandas judiciais, como acompanhante de filhos em visitas aos pais com restrições de liberdade. Existem casos frequentes também quando o paciente não pode ir até o consultório do psicólogo, seja porque se recusa, ou por grave depressão, ou porque possui uma psicose que o mantém desconectado do mundo, ou por enfermidade neurológica. A aplicação do AT cresce a cada dia.


Bibliografia (foto):

- Acompanhamento Terapêutico e Psicose: articulador do real, simbólico e imaginário
Maurício Hermann
Editora Universidade Metodista, 2012

- Fundamentos Clínicos do Acompanhamento Terapêutico
Gabriel Pulice
Editora Zagodoni, 2012